História

A religião que sempre prevaleceu na região foi católica, em datas especiais os moradores se reuniam para celebrar nas casas das famílias, onde traziam padres das cidades vizinhas, transportados em cavalos. Em 1961 foi construída a capela do Sítio Várzea Grande/Tanquinhos - Lucrécia RN, no terreno doado por Francisco Tomaz de Oliveira. A construção da igreja era um sonho da comunidade, muitos colaboraram, mas os saudosos senhores Ovídio Tomaz e Elias Lopes foram os principais fundadores dessa obra.

A filha adotiva de Elias Lopes chamava-se Maria do Carmo e quando criança engoliu uma moeda, quase morreu, o seu pai fez uma promessa a Nossa Senhora do Carmo, para fazer a capela e a padroeira ser Nossa Senhora do Carmo. Então foram Elias e Ovídio as pessoas que enfrentaram a construção e o casal João Iria da Costa e Rita Justina administraram a capela durante muitos anos com ajuda da comunidade. Hoje toda comunidade continua colaborando, apesar que essas pessoas que citamos o nome não estão mais conosco, mas deixou exemplos de honestidade, solidariedade e trabalho voluntário, cujo trabalho se desenvolve até hoje por toda comunidade. Inclusive temos um grupo de jovens atuante na capela cujo nome é Eu sou de Jesus composto por mais de 20 membros, que já foi coordenado por Francisco das Chagas Gaudêncio, e Maria Lidaine Augusto, e tem atual como presidente Williane Emanoela Lopes de Oliveira. O grupo em si, atua fazendo trabalhos sobre a evangelização e animação da capela como também nas casa das famílias. A festa mais tradicional na comunidade é a festa da padroeira, que arrecada recursos para manutenção da capela e reformas necessárias, como a restauração.

Pode-se destacar que a comunidade Várzea Grande/Tanquinhos tem evoluído significativamente em aproximadamente 120 anos de história, graças á Deus melhorou em infra-estrutura como saneamento, iluminação, calçamento, coleta seletiva e comunicação. A população atual é constituída por 130 famílias, que possuem melhores condições de vida, saúde, educação e habitação, 95 das famílias possuem casa própria, dispõe de maior condição econômica financeira, a maioria da renda familiar advém de aposentadoria ou funcionário publico. A religião está bastante participativa por parte da comunidade. Toda quarta-feira, comumente ás 19h00, o nosso pároco Pe. George Lourenço - MSF, faz-se presente na Capela de Nossa Senhora do Carmo, presidindo a Santa Missa, e em caso de sua falta, algo que não acontece com frequência, há a Celebração da Palavra de Deus.